Os professores e pensadores contemporâneos Luiz Felipe Pondé, Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal — este último historiador — caíram nas graças do público brasileiro ao trazerem a reflexão de assuntos pertinentes para além da sala de aula e possuem milhares de seguidores nas redes sociais interessados na filosofia acessível que eles produzem.
Se antes filosofar era considerado um privilégio para poucos indivíduos de conhecimento singular, com a disseminação de informação facilitada pelas redes sociais e a boa vontade dos intelectuais já mencionados a arte de pensar deixou de ser um bicho de sete cabeças. Até temas corriqueiros podem estar recebendo uma interpretação filosófica.
Um dos bons livros que li neste ano foi "Filosofia para Corajosos", do Pondé. Nele, o autor aborda temas como religião, política, economia e comportamento humano de forma crítica e propriamente sarcástica, traçando paralelos com clássicos da filosofia. O maior objetivo do livro é estimular indagações e fazer com que pensemos por nós mesmos.
Não posso disfarçar a minha satisfação, principalmente, com a constatação de que tem inúmeros nativos digitais interessados nas sábias palavras dos "coroas pops". Como contraponto à correria do cotidiano e ao alvoroço do mundo virtual, nada mais útil que um tanto de reflexão. Parem as máquinas e acendam as luzes do pensamento!
|
Um dos livros mais vendidos do Brasil em 2016. |