Yuval Noah Harari, historiador israelense de 42 anos, ficou mundialmente conhecido há pouco tempo ao lançar o livro "Sapiens - Uma Breve História da Humanidade" (publicado em 2015 no Brasil). "Sapiens" é uma aula de alto nível de História, Biologia, Sociologia e Filosofia, dissecando a trajetória do Homo sapiens até hoje com maestria.
Não satisfeito com o retumbante sucesso de sua obra acerca da história da humanidade, Harari lançou, na sequência, outro livro que viria a ser um best-seller: "Homo Deus - Uma Breve História do Amanhã" (este chegou ao Brasil em 2016). Em "Homo Deus", o autor divaga sobre o nosso futuro, com um olhar especial para os poderosos algoritmos.
Tive o prazer de saborear tanto "Sapiens" como "Homo Deus" e o mínimo que posso fazer é recomendar esses livros fantásticos, dois dos melhores que já conheci. Quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Ninguém sabe dizer ao certo, mas Harari nos auxilia a refletir sobre as questões existenciais como nenhum outro autor do século XXI.
"A reação mais comum da mente humana a uma conquista não é satisfação, e sim o anseio por mais." |
Nenhum comentário:
Postar um comentário