segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Oportunidades perdidas

Criado em janeiro de 1994 por estudantes da norte-americana Universidade Stanford, o Yahoo! iniciou catalogando endereços da internet e rapidamente se tornou uma empresa bem-sucedida. Em abril de 1996, começou a vender ações na Bolsa estando avaliado no mercado em 848 milhões de dólares.

O Yahoo!, porém, deixou de se apoderar de dois dos maiores negócios dos tempos atuais. Em 1997, os fundadores do Google ofereceram à companhia o seu projeto de ferramenta de buscas por 1 milhão de dólares, mas foram recusados. Hoje, o valor de mercado do Google ultrapassa os US$ 500 bilhões.

Como se não fosse o bastante, o Yahoo! ainda deixou de adquirir o Facebook. Mark Zuckerberg, pressionado por investidores, combinou que venderia a rede social com uma oferta de 1 bilhão de dólares. O então presidente-executivo do Yahoo!, Terry Semel, ofereceu US$ 850 milhões. Zuckerberg vibrou.

Recentemente, o Yahoo! foi comprado pela Verizon, operadora de telecomunicações estadunidense, por 4,83 bilhões de dólares. Não há dúvida de que a empresa será lembrada como uma das mais importantes da era digital, entretanto poderia ter trilhado um caminho mais exitoso se tivesse aproveitado as oportunidades.

Terry Semel perdeu a chance de adquirir o Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário