segunda-feira, 15 de maio de 2017

Mudança de identidade

Em 1985, se vendo ameaçada pelo aumento do consumo do refrigerante concorrente Pepsi, a gigante Coca-Cola, com o respaldo de resultado de pesquisa feita com milhares de americanos, alterou a sua fórmula original. O que os respondentes não imaginavam era que somente a New Coke estaria nas prateleiras a partir de então.

Ao não encontrarem a tradicional Coca-Cola nos pontos de venda, os consumidores se revoltaram, protestando e enviando inúmeras cartas à sede da empresa. Don Keough, presidente da companhia na época, admitiu em pronunciamento que a pesquisa não pôde medir a imensa paixão que as pessoas nutriam pela Coca original.

Este caso evidencia a importância que têm, para as marcas, fazer uma análise apurada do mercado e conhecer efetivamente o seu cliente. O consumidor tende a aprovar novas opções, mas como extensão, não em substituição de um produto com qualidade reconhecida. Houve um erro crasso na interpretação dos resultados colhidos.

Três meses depois do lançamento equivocado de seu novo produto, a multinacional voltou atrás e relançou a Coca-Cola original. Corrigiu o erro e, como aprendizado, levou que a identidade de uma marca tem bastante peso e deve haver muito cuidado na elaboração e no exame de pesquisas. Sim, a Pepsi foi líder de mercado por alguns meses.

Até em time que não está ganhando pode ser um perigo mexer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário